“Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo. De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar”. Lucas 10:30 a 35
“Não amemos de palavra,nem de boca,mas em ação e em verdade.”1João 3:18
Nosso próximo pode ser nossos amigos e até mesmo parentes.Muitos passam por sérios problemas e nós nem percebemos.Quantas famílias se surpreendem com o suicídio de um ente querido ou ainda,quantos são surpreendidos com o fato de seus amigos estarem passando por problemas. Temos que nos importar mais com as pessoas ama-las mais, dedicar mais tempo aqueles que estão ao nosso redor. Hoje em dia tudo acontece de forma tão rápida que temos tempo para tudo menos para prestar atenção nas pessoas.Quantos gastam fortunas para serem ouvidos! Não podemos simplesmente passar por eles e fingir que eles não estão lá.
Não podemos agir como o sacerdote e o levita da parábola e ignorar as necessidades das pessoas que estão ao nosso redor. Devemos ser como o bom samaritano que demonstrou compaixão e amor para com o próximo.Ele não só parou para ajudar o judeu ferido,mas cuidou de suas feridas,o levou para um lugar seguro e confortável e pagou por suas possíveis despesas.Devemos realmente nos importar com as pessoas.Devemos nos preocupar com os problemas dos que estão ao nosso redor.Quando amamos o próximo estamos amando á Deus.Quando fazemos bem a alguém estamos fazendo bem a Deus.
“... Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos a mim o fizeram.” Mateus 25:40 (parte b).
Os judeus desprezavam os samaritanos. A lei mosaica não permitia que os filhos de Israel tivessem contato ou convivessem com eles. O samaritano se importou com a necessidade de seu próximo,independente das diferenças ele colocou as necessidades do ferido acima de tudo. Dispor de meios para ajudar e não ajudar é um pecado!
Muitas vezes julgamos as pessoas pelos erros que elas cometeram no passado, muitas vezes ignoramos os irmãos que se cansam no meio do caminho (me refiro aos que se desviaram). Nós não arrancamos um braço quando nos machucamos,nós tratamos a ferida. Isso acontece da mesma forma no corpo de Cristo. Não podemos julgar ou criticar alguém pelos seus erros, mas devemos oferecer tratamento para suas feridas.
“Disse Jesus: Não são os que tem saúde que precisam de médicos, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento.” Lucas 5:31, 32.
Nenhum comentário:
Postar um comentário