“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.” Gálatas 6:14
Nunca parei para pensar sobre o real significado da cruz. A cruz é muito mais do que pedaços de madeira onde Jesus foi crucificado ou meramente um símbolo religioso. Não. Ela é bem mais do que isso. Foi na cruz que Cristo foi humilhado. Na cruz ele sofreu. Na cruz Ele declarou todo seu amor por nós. A cruz é símbolo de abnegação, dor, sacrifício, amor e principalmente, graça.
“... Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” Lucas 9:23
Os discípulos conheciam bem o significado da cruz. Israel estava sob o domínio de Roma na época, e os romanos a utilizavam para castigar publicamente (e dolorosamente) alguns criminosos. Para eles a cruz significava dor, sofrimento e vergonha. Na passagem de Lucas Jesus declara que para segui-Lo é necessário renunciar a tudo aquilo que nos impede de segui-Lo. A questão é que dói fazer isso. Por isso Jesus usou a cruz como exemplo. Dói abrir mão de direitos. Dói abrir mão do orgulho. Dói sofrer injustiça. Dói carregar a cruz. Mas foi exatamente esse o desafio que Jesus lançou não somente para os discípulos, mas para todos nós.
Numa sociedade movida pela busca da satisfação, se torna ainda mais difícil aceitar esse desafio. Como abrir mão de tanta coisa, para carregar em meus ombros uma cruz? Abrir mão de tudo o que eu sonhei para mim? Abrir mão dos meus direitos? Ser humilhado e não revidar? Á primeira vista, essa troca parece desigual. Mas se nós queremos ter relacionamento com Deus, é necessário aceitar esse desafio. Esse é o primeiro passo. Carregar a cruz. Todo dia. Calar a boca. Abrir mão. Manter a calma. E carregar a cruz.
“E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.” Mateus 10:38
No início vai doer muito. Eu sei. Para mim dói até hoje. Mas depois, você vai perceber que a dor sentida não é provocada pelo peso da cruz e sim, pelo peso do fardo anterior.
Jesus disse: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:30
Aceitar o desafio da cruz é ganhar a vida. Vida eterna. É ter o privilégio de segui-Lo. Como eu disse antes, dói muito no início, mas depois, você vai perceber que tudo que você abriu mão não se compara ao que ganhou ao carregar a cruz. É imensurável. Vale à pena. Sei que estou só no início da minha jornada, mas não posso continuar sem a cruz. Digo sim para esse desafio todo dia. Ás vezes, eu consigo carregar minha cruz. Ás vezes eu a deixo de lado. Mas eu não desisto. O desafio é diário. A caminhada cristã é diária. Vou lutar diariamente, até o dia em que me encontrar com meu Senhor. Eu digo sim ao desafio da cruz. E você?
Um comentário:
Ok, você acaba de conseguir um mérito raro - me levou às lágrimas.
Perfeito o texto Carol!!! Que que está esperando para colocar no site??
Te amo!!
ps: a crase é para o lado esquerdo (desculpa estragar o comentário...é TOC, você sabe né??rs)
Postar um comentário