quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Evangelho sem máscaras

Se você ler com atenção Mateus, Marcos, Lucas e João, irá perceber que Jesus se aproximou daqueles que eram deixados de lado pela sociedade. Ele buscou os rejeitados. Ele chamou aqueles que ninguém mais dava valor. Numa ocasião, Ele foi visto conversando com uma mulher de moral duvidosa (João 4.9). Em outro momento, Ele permitiu que uma prostituta o tocasse (Lucas 7.37-38) e andava cercado por doentes, mendigos e homens grosseiros.
Por outro lado, Ele criticou duramente a camada mais politizada de Sua sociedade. Ele foi duro com aqueles que perante a Lei eram os mais corretos e próximos de Deus. Incoerência? Não. Deus vê aquilo que nossos olhos não conseguem ver (1 Samuel 16.7). Jesus não se sujou ao andar com pecadores. Ele os purificou. A santidade é atraente. Ao se deparar com Cristo as pessoas são movidas a mudar sua forma de viver.
De que forma temos vivido nosso cristianismo? Nós nos afastamos dos ‘pecadores’ com medo do que os chamados ‘santos’ irão pensar, ou nos aproximamos deles com amor, graça e misericórdia?
Eu não me converteria se isso dependesse do testemunho de alguns ‘cristãos’. Somos muito bons em julgar e apontar os erros dos outros, mas somos incapazes de reconhecer nossos próprios erros. Nos afastamos quando nos deparamos com os marginalizados da sociedade. Como se eles não fossem alvo da graça de Deus!
Julgar é fácil. Perdoar e amar não. Nós usamos nossas bíblias como se fossem armas e nos escondemos por trás de uma religião. Silenciamos toda e qualquer tentativa de mudança. A mesma boca que diz amar a Deus fala mal do irmão.
Se esconder por trás de máscaras é mais fácil que encarar no espelho o monstro carente da Graça que habita em nós. Você é pecador, meu caro. Não importa quão bonzinho você seja. Você precisa de Cristo. O monstro que habita aí dentro precisa ser crucificado.
Mas nós negamos a cruz quando pregamos um evangelho deformado e inoperante. Mais importante que o dinheiro na minha conta bancária, mais necessário que uma vida sem problemas, mais vital que minha saúde, é meu relacionamento com Cristo. Não estou interessada em regras e códigos de conduta.
A mim, só importa a verdade. E a verdade é Cristo.

Querido leitor: Antes que você use esse texto para julgar alguém, leia o texto mais uma vez, se olhe no espelho e julgue a imagem que você ver refletida lá.

“Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’ quando há uma viga no seu?”
 Mateus 7.4

Nenhum comentário: