segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O propósito de Deus e o luto.


Me assustei quando cheguei em casa ontem e vi as noticias sobre a tragédia do que aconteceu ontem em uma igreja Renascer em Cristo de São Paulo. Parecia uma cena de guerra.

Oito pessoas morreram. Muitos foram feridos. Muitos tiveram partes de seus corpos amputadas. Ouvi falar de um rapaz de 23 anos que perdeu as duas pernas.

Vi uma repórter citar na TV um trecho da declaração feita pelos líderes da igreja:

“Foi uma grande fatalidade o que ocorreu. Não sabemos o motivo. Mas há de haver um propósito para tal sofrimento...”

Se iniciou então em minha casa um pequeno debate sobre a ação de Deus nas tragédias da vida.

Há quem diga que Deus tem um propósito em todas as coisas que acontecem. Sejam boas,sejam ruins.

Mas eu questiono: será que Deus realmente teria algum interesse nisso tudo? Será que Deus está por trás disso tudo?

Acredito que a afirmação de que Deus tem um propósito nas tragédias da vida é perigosa.

Essa afirmação pode trazer um consolo momentâneo, mas não permanente. Pelo contrário, com o tempo ela pode levar as pessoas a perguntas que não tem respostas.

Deus não teve propósito algum no que aconteceu ontem. Ele não tem propósito algum na morte de tantas pessoas vítimas das enchentes. Ele não tem propósito algum no sofrimento humano.

Não sei o que aconteceu em São Paulo. Não sei se foi apenas um acidente ou erro humano. Mas com certeza: Deus não é responsável pelo o que aconteceu. Não podemos espiritualizar tudo o que acontece.

Por outro lado, Deus é especialista em transformar choro em riso (Salmos 30:11) e em tirar beleza das cinzas.

Creio que Deus pode transformar toda tristeza do que aconteceu em São Paulo em algo bom.

Sinto muito pela dor das famílias e das vitimas. Minha oração está com vocês.

Que Deus, venha trazer conforto e consolo ao coração de vocês e que a tristeza que hoje achou lugar em seus corações seja transformada em algo belo pelo Senhor.

“Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, para que meu coração cante louvores a ti e não se cale.” Salmos
30:11

2 comentários:

Frederik disse...

Um texto que tenho que discordar de você =].

Carol, pode até ser que nem todas as coisas ruins aconteçam sendo um propósito de Deus. Mas muitas realmente acontecem com esse propósito. Vou citar algumas:

1) O Exílio do povo de Israel para a Babilônia e as inúmeras derrotas israelitas no Antigo Testamento, que eram da parte de Deus, querendo chamar a atenção do povo para Ele, um castigo por terem se afastado Dele, e o salmo que você citou vem de pessoas que exultaram de alegria depois de tantos anos sem verem a Israel.

2) O castigo que Deus tantas vezes falou que ia trazer as nações vizinhas de Israel, que não o reconheciam como Deus Único e supremo, também cito aqui a morte de Uzá que tentou segurar a Arca de Deuse foi morto no momento que a tocou, era Deus dizendo a maneira errada como a sua Arca(e de certa forma a sua presença no meio do povo) estava sendo carregada.

3) No maior de todos os sofrimentos que o mundo já viu, o maior dos propósitos de Deus, a Crucificação de Cristo, o qual trouxe para nós vida e libertação e a religação com Deus.

Concordo com você que Deus com certeza não estava Alegre em realizar todos esses castigos e sofrimentos, dizer o contrário é mentir sobre a própria personalidade de Deus.
Mas Ele pode usar sim, uma tragédia para trazer algum chamado ao arrependimento e pode ele sim ministrar essa tragédia. Todas essas coisas só aconteceram porque Ele permitiu, e ainda não citei vários casos, Jó, Saul, Davi, Egito, etc.

Eu não sei se teve a mão de Deus, no acidente da Renascer ou não, também sou contra essa espiritualização de tudo, apesar de saber que nada acontece sem que Deus permita(acreditar que Ele não tem o controle de todas as coisas, eu não posso).

Bom, vo parar por aqui...ja falei demais..depois quem sabe a gente discute ao vivo isso =]

Bjo

Dani Lucas disse...

Concordo com o jesus que Deus está no controle de tudo, mas não acredito que Ele interfira em tudo, não porque Ele não possa, mas porque Ele não quer. É como se Ele fosse um diretor e roteirista de uma peça de teatro, que está sempre ali, olhando cada passo, cada fala dos personagens. Ele escreveu cada fala, mas não quer tirar a liberdade dos atores de atuar. Se a peça não sair tão boa porque os atores não seguiram o script, não podemos culpar o diretor, mas é o que a maioria das pessoas vai fazer.

No caso da igreja Renascer, quem sou eu pra saber o que aconteceu lá, mas pra mim foi uma tragédia. Uma tragédia e com certeza Deus não ficou lá sorrindo igual uma criança que acerta uma formiga com uma lupa.

bjs linda ^^