sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O bom samaritano morreu



“... amará ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 22:37 a 39


Rio de Janeiro. Câmeras de segurança instaladas flagram o momento em que Evandro João Silva foi assassinado. As imagens mostram a vitima lutando com assaltantes antes de ser morto. Os bandidos levaram de Evandro o tênis, a carteira e uma jaqueta. Policiais que passavam no local do crime não prestaram socorro á Evandro, e liberaram os assaltantes após pegarem os pertences roubados da vítima. Sete minutos mais tarde, um grupo de pessoas passa e ninguém ajuda Evandro. Se tivesse recebido socorro, ele poderia ser salvo.

Fiquei extremamente preocupada com o acontecimento acima. Não consigo parar de pensar nisso. Na realidade, quando soube o que aconteceu me lembrei da parábola do bom samaritano. É muita coincidência. A única diferença entre a parábola e essa tragédia é que na parábola houve alguém que se importasse com a vítima. Ninguém se importou com Evandro. Quem deveria ajudá – lo agiu de forma similar aos assaltantes. Isso é terrível.

O que está acontecendo conosco? Ninguém mais se importa? Aonde vamos chegar? Onde está o amor ao próximo? Ao saber de acontecimentos como esse a sociedade não se assusta mais.

E nós, como cristãos? Como temos agido?

Loren Cunningham, fundador da YHAM (Jovens com uma missão [JOCUM]) disse em sua autobiografia:

“O amor á Deus é irmão gêmeo do amor ao próximo”.

Dizemos que amamos á Deus, mas será que isso é verdade? Será que realmente O amamos? Quando foi a última vez que você ajudou alguém? Você se comoveu com o que aconteceu com Evandro, ou foi apenas uma noticia? Você é capaz de fazer algo significativo para ajudar alguém que você não conheça? Se sua resposta foi não ás perguntas acima, eu honestamente duvido do seu amor á Deus. Minha intenção ao digitar isso é literalmente incomodar você.

O bom samaritano morreu. Cabe a nós assumir posição.

“Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo. De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar”. Lucas 10:30 a 35



“Não amemos de palavra,nem de boca,mas em ação e em verdade.”1João 3:18

Nenhum comentário: